“Storage almost full”, nunca mais!

Você compra um celular novinho em folha e vai enchendo de fotos, vídeos, aplicativos e depois de um tempo você vê aquela mensagem de que não tem mais espaço no dispositivo para armazenar informações. E agora, como faz?

Este é um ótimo momento para você tirar toda a “tranqueira” do celular para dar espaço a novas “tranqueiras”. Mas onde guardar as “tranqueiras” velhas?

Já passou o tempo onde armazenávamos nossos arquivos digitais em CD’s, agora preferimos colocar tudo na nuvem ( cloud, ou CLÁUDIO ) para salvar as informações de nossos dispositivos.

O objetivo deste post é sugerir uma maneira barata ( grátis, para ser mais exato ) para realizar backup de fotos e vídeos do celular.

Após uma breve pesquisa e algumas semanas de teste, sugiro 2 serviços para armazenamento gratuito de arquivos e que possuem aplicativos para Android e iOS para sincronização de dados:

Cloud Mail.Ru

Este foi o serviço que mais gostei e que utilizo atualmente. Cloud Mail.Ru, ( dica do Lucas Churchill ) é um serviço russo de e-mail que possui 100 GB de espaço na faixa ( é isso mesmo, 100 GB )! Este serviço possui aplicativos para Android e iOS para sincronização de fotos e vídeos do dispositivo.

Para utilizar este serviço você precisará realizar um cadastro ( se vira com o russo ), onde você irá criar uma conta de e-mail do Mail.Ru. Depois basta apenas baixar o aplicativo e utilizar a conta para sincronizar fotos e vídeos.

 

Em um primeiro momento, o aplicativo mostrou-se bem estável, realizando o upload dos arquivos um a um. Realizei a sincronização de um total aproximado de 7 GB de arquivos para este serviço e o aplicativo em momento algum travou.

Quando a sincronização estiver sendo realizada, todas as fotos e vídeos enviados poderão ser localizados na interface web do Mail.Ru em uma pasta chamada Camera Uploads, onde você poderá visualizar todas as imagens sincronizadas por você até o momento.

Mega

Mega é o sucessor do Megaupload. O site foi lançado em 19 de janeiro de 2013 para coincidir com o aniversário de um ano do término do Megaupload ( obrigado Wikipedia ).

Neste serviço temos 50 GB de espaço grátis, e também existem aplicativos para Android e iOS para realizar a sincronização de fotos. O aplicativo não dá suporte à sincronização de vídeos. Para realizar a sincronização das fotos, você deve criar uma conta no Mega e baixar o aplicativo no seu dispositivo. Com isso, basta ativar a opção PhotoSync no aplicativo para dar início à sincronização.

Em algumas semanas de teste, pude encontrar alguns problemas no aplicativo. Após sincronizar algumas imagens para a nuvem, apaguei o cache do aplicativo ( disponível nas opções de configuração do dispositivo ). Após isso, o aplicativo “se perdeu” e não sabia quais fotos já havia enviado para a nuvem, o que ocasionou no reenvio de todas as fotos novamente.

Lembrando que, para ambas as soluções, a sincronização não é bidirecional, você sincroniza apenas do dispositivo para a nuvem. Caso queira baixar os conteúdos que já estão na nuvem, terá que acessar a interface web do serviço e realizar a navegação por lá para encontrar o conteúdo e baixá-lo. Também é importante ressaltar que para sincronizar os conteúdos para a nuvem o aplicativo deve estar aberto, não basta apenas abrir o aplicativo e bloquear a tela do dispositivo que a sincronização não vai funcionar.

É isso, fica aqui a dica para quem sofre com armazenamento de mídia no dispositivo. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *