Vídeo aulas de desenvolvimento de interfaces com Xamarin.Forms

Em maio de 2020 fiz uma live perguntando “o que você gostaria de ver em vídeo aulas sobre desenvolvimento de interfaces com Xamarin.Forms“. Afinal de contas, que fim teve essa iniciativa? É isso o que você vai saber neste post.

Durante e após a live, anotei todas as ideias sugeridas e as organizei em um board no GitHub. Foram diversas sugestões enviadas, e gostaria de agradecer a todos pela participação. Após organizar tudo, dei início a produção do conteúdo, mas ainda não tinha divulgado publicamente o resultado do trabalho.

Durante a produção do material, encontrei uma pessoa que se interessou pelo projeto e começou a contribuir também, pois produzir vídeos dá muito trabalho! Estou falando do Pedro Jesus, colega de profissão e uma pessoa muito entusiasta por contribuir em projetos de código aberto. Valeu, Jesus! Obrigado pela dedicação!

Ano novo, objetivos novos?

Semana passada quando eu estava avaliando alguns objetivos para 2022, olhei para o material das vídeo aulas e pensei: “Preciso dar um retorno para as pessoas a respeito disso”, e fiz um post no Twitter falando sobre o que aconteceu e as decisões que tomamos.

https://twitter.com/ionixjunior/status/1476642603550576647
Post que realizei no Twitter contanto sobre o que aconteceu e as decisões que tomamos em relação às vídeo aulas.

Legal, mas onde está o material?

Conforme mencionei no tweet acima, o material é muito básico e contém apenas uma pequena fração do que havíamos planejado realizar. Criamos uma playlist no YouTube para agrupar os vídeos.

Primeiro vídeo da playlist da vídeo aula

E o futuro das vídeo aulas?

Bom, não sabemos se vamos continuar fazendo as vídeo aulas. Ainda tem muito conteúdo para roteirizar, preparar exemplo, gravar e editar. Isso dependerá muito do feedback que recebermos dos conteúdos criados até agora. Criar vídeos é um processo bem demorado, pelo menos para mim que não tenho experiência. Foram necessárias várias horas de dedicação para criar os vídeos, mesmo eles sendo curtos. Então, venho pensando em outras formas de contribuir.

Lições aprendidas

Em um primeiro momento, tive o sentimento de que o projeto fracassou, pois passou 1 ano e 7 meses e as vídeos aulas ainda não estão finalizadas. Mas após algumas conversas, comecei a olhar o copo meio cheio: Para tudo o que fazermos existe um aprendizado. Neste caso, o aprendizado foi: Não adianta planejar algo super completo e complexo se demorarmos a entregar valor. O feedback das pessoas é o que há de mais valioso para decidirmos se algo deve continuar ou não, e até, se precisa ser adaptado.

Por isso, decidimos liberar todo o material para receber seu feedback. Fique à vontade para comentar no post ou diretamente nos vídeos. Toda a opinião é importante.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.